quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Tipos de Jutsus

No mangá/animê Naruto, as batalhas entre os personagens giram em torno dos Jutsus, técnicas utilizadas pelos ninjas para fins diversos, que variam de acordo com os chakras (que falaremos em uma matéria próxima).




Existem posições de mãos, denominados selos, usados para invocar os jutsus. Como o numero de selos reproduzidos pelas mãos pode ser muito grande, é possível utilizar inúmeros jutsus, combinando uma ou as duas. Cada selo de mão invoca uma quantidade e um elemento de chakra diferente. Um exemplo é o selo do tigre, normalmente utilizado para jutsus do elemento Fogo (Katon), mas que pode ser usado em diversos outros. Existem também os jutsus que não utilizam selos como, por exemplo, o Rasengan.




Cada jutsu possui um elemento, entre esses os cinco principais são: Fogo (Katon), Água (Suiton), Terra (Doton), Vento (Fuuton) e Raio (Raiton). Cada ninja tem desde que nasce uma afinidade por um certo elemento. Os ninjas do clã Uchiha, por exemplo, têm afinidade hereditária com Katon. Porém, ele tendo uma certa afinidade com este elemento não significa que ele usara somente esse: podendo até utilizar todos, mas utilizará melhor o Katon. Com um bom treinamento, esse ninja pode combinar todos com facilidade, como o exemplo de Sasuke que mesmo tendo afinidade pelo Katon utiliza o jutsu Chidori, que é do elemento Raiton.




Existe um processo simples para se descobrir qual elemento o ninja tem maior afinidade. Primeiramente é necessário um pedaço de papel retirado de uma árvore ancestral que se alimenta de chakra. O ninja concentra o seu chakra no pedaço de papel e então, se o papel se picar em pedacinhos, é elemento Doton (Terra); se pegar fogo, é Katon (Fogo); se ficar molhado, é Suiton (Água); se partir-se ao meio, é Fuuton (Vento); se ficar amassado, é Raiton (Trovão).




Um ninja precisa seguir alguns passos para utilizar um jutsu. Primeiro, ele altera a fonte do chakra, que vem de uma das cinco fontes, cada uma pertencente a um dos cinco elementos principais. Depois, ele molda o chakra, criando assim o jutsu. Um exemplo é o Chidori: o ninja altera a fonte, utilizando assim o chakra em forma de corrente elétrica; depois, ele o molda, coloca a potência, força, e tamanho desejados no jutsu.



É possível também utilizar jutsus sem elementos, simplesmente por não se alterar a fonte de chakra. Assim é o Rasengan, que é simplesmente um redemoinho de chakra que gira incessantemente na palma da mão do usuário.




Os jutsus se dividem em basicamente três tipos:




Taijutsu: Qualquer técnica de combate corpo-a-corpo (usando armas ou não). Um ninja bem treinado em Taijutsu pode se garantir numa batalha utilizando somente suas mãos e pernas para lutar. Exemplos: Suiken Ryuu e Shishi Rendan.




Genjutsu: Basicamente são ilusões. O ninja utiliza o seu chakra para controlar o fluxo de chakra de outro ninja. Assim ele consegue alterar os sentidos do inimigo, fazendo com que o alvo escute barulhos que não foram feitos, tenha sensações estranhas e até tenha visões. Para cancelar um Genjutsu é necessário parar o fluxo de seu próprio chakra. Caso não seja possível fazer isso, alguém fora do Genjutsu terá que fazê-lo para libertar o ninja pego na técnica. Exemplos: Tsukyomi.




Ninjutsu: este é o grupo mais abrangente de todos, basicamente tudo que não se encaixa no padrão Genjutsu e nem no Taijutsu é considerado Ninjutsu. Com ele é possível fazer muitas coisas, como criar um clone ou se transportar por grandes distâncias em altíssima velocidade. Exemplos: Chidori, Rasengan, Hiraishin no Jutsu e Kage Bunshin no Jutsu.




Existem alguns jutsus especiais incluídos na chamada Kekkei Genkai (Linhagem Avançada), divididos em dois grupos. O primeiro deles é o Hijutsu (técnicas especiais, ou escondidas) e os Doujutsus (habilidades nos olhos), como o Sharingan e o Byakugan. Há ainda outros grupos especiais que aparecem com menos freqüência, como Juin Jutsus e Fuuinjutsu. Esses últimos serão explorados no futuro.




Os jutsus são divididos em seis ranks, de E até S (E, D, C, B, A, S, do mais fraco ao mais forte), porem os jutsus que são de linhagem avançada (como o Kekkei Genkai) não têm classificação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário