terça-feira, 31 de agosto de 2010

china aculturando o Brasil ,bonsai !

BONSAI
A ARTE MILENAR ,O CULTO ORIENTAL QUE CONTINUA A CRIAR FÃS EM TODO O MUNDO !!!


os bonsais ,muitas pessoas já sabem o que é ou já ouviram falar ,sendo que os bonsais são árvores grandes em miniatura,é meio confuso.o bonsai é feito ,de alguma semente ou muda de árvores grandes que são criados de um  jeito especial e ficam como árvores em miniatura ,deixa eu explicar melhor

,a palavra bonsai significa" árvore em bandeja" ,essa é uma arte milenar (pois nasceu a mais de milanos ,daaaaaaa),existem muitas lendas sobre a criação do bonsai,algumas falm sobre um velho ,outras sobre uma mulher e até uma sobre uma cobra de fogo ,mas existem algumas que são mais interessantes do que outras, a arte do Bonsai nasceu na China há mais de 1700 anos, no final da dinastia Han. Na altura chamados Pun-Sai, eram pequenas árvores criadas em vasos que acabavam por estar directamente ligadas à mitologia e ao folclore chinês. Tinham formas que se assemelhavam a dragões, pássaros e outros elementos tipicamente chineses e, enquanto uns os achavam grotescos, outros acreditavam que esta arte era a representação perfeita da paz e harmonia.

Esta arte só chegou ao Japão no período de Hein (794-1185) pelas mãos dos monges budistas, que ficaram fascinados com estas pequenas árvores, puras réplicas da natureza criadas em pequenos vasos e as trouxeram para o país do sol nascente.
Os Japoneses são hoje conhecidos como os responsáveis pela evolução desta arte. A dedicação, esforço e sacrifício em prol da sua evolução foi tanta que são responsáveis pela criação das primeiras ferramentas e outras técnicas de modelação.
Estas pequenas árvores são hoje verdadeiros objectos de culto em todo o mundo e são passadas de geração em geração com valores que podem ir desde os 50 euros, por uma jovem árvore com 5 anos, até aos 40.000 euros por um exemplar com 200 anos.
Sendo esta uma das artes mais concorridas do nosso planeta, estima-se que todos os anos surjam cerca de 20 milhões de novos adeptos, mas são muito poucos os que sobrevivem ao primeiro ano de paixão e que permitem que esta se transforme num verdadeiro amor.
A maioria de nós já passou pela experiência de ter um Bonsai em casa e desesperou ao vê-lo definhar passado pouco tempo.
Há cerca de 4 meses, meio perdido em Lisboa, dei por mim enfiado no Centro de Bonsai de Campolide, onde um staff simpático e especializado me ajudou a voltar a esta antiga paixão. Desta vez, as dicas eram muitas e em minutos o mito criado em torno da ideia de que apenas Ninjas e Samurais conseguem criar e cuidar destas árvores, caia por terra. Dei por mim com dois Bonsai de 17 anos nas mãos e entusiasmado com o reacender desta antiga paixão
Esqueçam a ideia de que para se ter um Bonsai é preciso abdicar de viver, pois temos de estar constantemente ao lado dele. Especialistas dizem que mais de 10 minutos por dia a tratar de uma árvore é um exagero. Actualmente tenho quatro e demoro dez minutos a tratar deles todos dias e o retorno é fantástico. A nossa dedicação reflecte-se numa paz e harmonia inexplicável, como se de uma espécie de meditação se tratasse.
Existem Bonsai de interior e exterior sendo a sua localização bastante versátil. O espaço também não é um entrave, já que existem Bonsai de diversos tamanhos logo e existem até técnicas para saber quando a nossa árvore precisa de água, para não corrermos o risco de voltar a cometer erros.
Se esta arte é uma antiga paixão e tal como eu tiveram uma experiência traumática no passado, não deixem que essa vos afaste, pois a realidade mudou e hoje não só é possível aprender a cuidar destas pequenas grandes árvores como, com algum esforço e dedicação, podem-se especializar e tirar um prazer superior de cuidar e moldar estes pedaços da natureza.
Não sendo este artigo um manual do Bonsai, nem tendo esse intuito, pois nem conhecimento tenho para tal, deixo-vos um conselho que considero o mais importante, caso pretendam iniciarem-se nesta arte. Tentem não comprar Bonsai em hipermercados ou Centros de Bricolage. Procurem sítios especializados como é o caso do Centro de Bonsai de Campolide, o Museu de Bonsai em Sintra, a Iberbonsai em Maceda ou a Luso Bonsai no Montijo, pois vão encontrar pessoas especializadas e Bonsai bem tratados com uma qualidade acima da média e saudáveis.
Existe também um serviço após-venda sempre disponível para vos ajudar no que precisarem, pois para eles a venda de bonsai é muito mais que um simples negócio. É um modo de estar na vida.



                                          
                             


Um comentário:

  1. Ja agora acrescento uma loja especialista no Porto: Mestre Bonsai
    http://mestrebonsai.spaces.live.com/

    ResponderExcluir